segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ITÁLIA - Tiramisú

Para fechar com chave de ouro os posts italianos, uma sobremesa super famosa (Quem ainda não assistiu "Sem Reservas", assista, que vale a pena!!) e que faz pedir bis e bis!!



Tiramisú

www.sibaritia.com


200g de chocolate meio amargo picado ou ralado grosso
200g de biscoito champanhe
480ml de café preparado bem forte
2 colheres de sopa de conhaque
6 ovos (separados em claras e gemas)
6 colheres de sopa de açúcar
200g de ricota *
240ml de creme de leite fresco (vendido em garrafinha na seção de "gelados" do mercado)
1 colher de sopa de essência de baunilha



Distribua os biscoitos numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos. Espere esfriar. Numa tigelinha, misture o café e o conhaque e regue os biscoitos com o cuidado de não encharcá-los. Bata as gemas com o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Bata no liquidificador a ricota e o creme de leite. Misture às gemas batidas, delicadamente, e junte a essência de baunilha. Bata as claras em neve bem foirmes e incorpore à mistura com cuidado para não perder volume. Num refratário de lateral alta (Se tiver, use um quadrado de 22cm de lado por 5cm de profundidade) faça camadas de biscoito, creme e chocolate ralado. Cubta com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Se quiser uma apresentação diferente, monte a sobremesa em taças de vinho, para fazer porções individuais, fica lindo!




*(originalmente é feito com queijo mascarpone mas... além de caro, é muito difícil de encontrar e a ricota dá um resultado bem parecido!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário