quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Empadinha

Eu sei, eu sei... eu tento, é verdade!! Mas não consigo fugir das coisinhas maravilhosas e recheadas de calorias... Mas pensa bem, você pode rechear essas empadinhas com legumes, hahaha. Brincadeiras à parte, tente fazer um creme com champignons e um molho branco bem grosso para recheá-las, que tal? Ou um franguinho desfiadinho, com requeijão... Hoje, vou passar os ingredientes para um recheio de palmito!! Bom apetite!



Empadinha

500g de gordura vegetal (vc encontra em mercados, na sessão de margarina. É vendida em pacotes plásticos tipo esse):
1 Kg de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal

1/2 copo de água gelada
1 ovo

Numa superfície lisa, faça um vulcão com a farinha. Coloque no centro a gordura, o ovo e o sal e misture com as pontas dos dedos, para formar uma farofa. Aos poucos, acrescente a água e misture até que a massa atinja um ponto maleável, sem grudar nas mãos. Caso grude, acrescente um pouco mais de farinha. Não fique sovando! Apenas incorpore os ingredientes e então leve à geladeira para descansar por cerca de 1 hora. Isso garante que sua massa fique quebradiça, nham, nham!!



1 vidro de palmito
1 tomate sem sementes
1 cebola
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de óleo
1 cubinho de caldo de legumes
orégano e sal à gosto
2 colheres de sopa de farinha de trigo


Pique o tamate, a cebola e o palmito em cubinhos. Numa panela, aqueça o óleo e a margarina e refogue a cebola. Junte o tomate, o palmito, o caldo de legumes. Refogue bem e junte a farinha. Deixe cozinhar por alguns minutos e junte água aos poucos, para que fique cremoso. Não deixe amolecer de mais! Tempere e deixe esfriar.



Coloque pequenas bolas de massa em formas de empadinha e forre o fundo e as laterais, sem retirar o excesso de massa!




Depois coloque bastante receheio, para não murchar depois de assada. Abra um pedaço de massa, e corte círculos maiores do que suas forminhas, coloque um círculo de massa por cima da empadinha e corte o excesso de massa da tampa e do fundo juntas, pressionando a borda da forma. Pincele gema sobre cada uma, e decore com gergelim, orégano, bolinhas de massa...

Asse em forno 200C até ficarem bem douradinhas! Desenforme e saboreie!

Um comentário:

  1. Nham nham (eu só falo isso né!? =P)
    Ideia boa pra um lanchinho da tarde com amigas! =)

    ResponderExcluir