segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SÍRIA/LÍBANO (CozinhaÁrabe) - Biscoitos Amanteigados

Quando descobri essa receitinha não resisti em compartilhá-la aqui no blog. Biscoitos amanteigados são os melhores! Ficam levinhos, derretem na boca e são super saborosos! Sorte nossa que essa receita vem direto dos países árabes e calhou perfeitamente com o final dessa série!


Biscoitos Amanteigados



landolakes.com



500g de mateiga com sal em temperatura ambiente

500g (ou 2 3/4 xícaras) de açúcar

750g (ou 5 xícaras) de farinha de trigo


Unte uma assadeira grande com manteiga e reserve. Numa panela de fundo grosso, leve a manteiga para aquecer em fogo baixo até que espume. Quando a espuma começar a desaparecer, retire do fogo e deixe esfriar completamente. Passe a manteiga já fria e com uma colher de pau, vá batendo até que fique bem esbranquiçada. Junte o áçucar aos pucos e continue mexendo. Vá incorporando a farinha peneirada aos poucos até qua atinja o ponto de enrolar (Não é necessário acrescentar toda a farinha).

Preaqueça o forno a 150C. Faça bolinhas de massa com as mãos, achate-as levemente e arrume na assadeira untada, deixndo espaço entre elas para que cresçam. Asse por cerca de 45 minutos até que doure em baixo (a parte de cima não ficará dourada). Retire do forno e deixe esfriar bem antes de servir ou guardar. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro nas bolochinas ainda quentes.


SÍRIA/LÍBANO (Cozinha Árabe) - Cafta

Continuando nossa viagem culinária teremos hoje uma receita muito prática. Pode ser feita na grelha, num churrascão de domingo, ou feita na frigideira para o dia-a-dia.
cghilosso.blogspot.com

Cafta


1 Kg de carne bovina moída duas vezes (patinho ou coxão mole)

2 cebolas médias bem picadinhas

2 colheres de sopa de salsinha picada

sal

2 colheres de sopa de suco de limão

2 colheres de chá de pimenta síria (se for substituir por outra pimenta, diminua a quantidade)

3 colheres de sopa de óleo


Misture muito bem todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Pegue pequenas porções e modele na mão em formato de croquetes. Espete com cuidado num palito de churrasco e modele bem as pontas para que fique bem firme no palito. Se quiser, coloque 2 bolinhos no mesmo palito. Arrume as caftas numa travessa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Coloque os espetinhos numa grelha aquecida ou em frigideira untada com óleo e vá virando para dourar por toda volta. Sirva acompanhado de gomos de limão.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SÍRIA/LÍBANO (Cozinha àrabe) - Tabule

Mais uma das minhas culinárias favoritas! Dos fast foods aos restaurantes chiquérrimos, se tem comidinhas árabes, pode contar comigo!
E pra não dizerem que eu só posto gordices, aqui vai a saladinha mais famosa e mais gostosa dessa gastronomia super variada:


Tabule



250g de trigo para quibe lavado e escorrido
5 tomates pequenos em cubinhos sem sementes
1 xícara de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1/2 xícara de folhas de hortelã picadas
1 cebola pequena em cubinhos
2 pepinos pequenos em cubinhos
sal, suco de limão, azeite


Coloque o trigo numa tigela grande e cubra com água.Mexa e deixe assentar. Escorra a água e repita este processo 4 vezes. Transfira aos poucos para outra tigela, espremendo com as mãos para tirar o excesso de água. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 2 horas. Acrescente os outros ingredientes misturando muito bem e tempere com o limão, sal e azeite à gosto.




CHINA - Bananas Carameladas!!

Nham, nham, nham!!! A-D-O-R-O banana caramelada e, apesar da dificuldade do preparo, achei que valia a pena postar esta receita aqui para encerrar esta fase chinesa!


Então respire fundo, se prepare, e mãos à obra!


Bananas Carameladas

www.gastronomiaenegocios.uol.com.br

1 xícara de farinha

1 pitada de sal

1 ovo

5 colheres de sopa de água

5 colheres de sopa de leite

3 bananas nanicas descascadas cortadas em 3 pedaços

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

1 colher de sopa de óleo

água gelada

óleo para fritar



No liquidificador, bata a farinha com o sal, o ovo, o leite e as 5 colheres de água. Despeje numa tigela e junte as bananas. Numa panela de fundo grosso, coloque o açúcar, a água e a colher de óleo, misture e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Numa outra panela aqueça óleo para fritar. Aumente o fogo da calda, deixe ferver e ficar com cor de caramelo claro. mantenha aquecido em fogo bem baixo para não queimar. Retire pedaços da banana da massa e vá fritando até estarem crocantes. Retire do óleo, escorra rapidamente e passe pelo caramelo, cobrindo toda a fruta. Mergulhe imediatamente numa tigela de água gelada e então coloque sobre um prato untado com óleo. Espere o caramelo ficar firme e sirva. Se desejar polvilhe gerlim antes de endurecer.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CHINA - Arroz Chop Suey

Que tal acompanhar aquela carne deliciosa do último post com esse arroz? É muito fácil de preparar e fica muito gostoso!



Arroz Chop Suey




1 xícara de arroz branco

1 3/4 xícara de água

1 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de óleo

2 ovos levemente batidos com um garfo

1/2 xícara de presunto em cubinhos bem pequenos

1/2 xícara de ervilhas

1 cebolinha verde em rodelinhas



Numa panela coloque o arroz, a água e o sal e cozinhe até estar macio. Aqueça uma frigideira grande por 30 segundos. Junte 1 colher de sopa de óleo, deixe o fogo médio e junte os ovos, Com o auxílio de um garfo, vá soltando a película que se forma no fundo da frigideira até que esteja tudo cozido mas sem secar de mais. Despedaçe os ovos para que fiquem em pedacinhos pequenos. Junte o restante do óleo, solte bem o arroz com um garfo e acrescente à frigideira misturando com uma colher de pau por uns 2 minutos. Junte o presunto, as ervilhas e continue cozinhando e mexendo. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Está pronto para servir!

CHINA - Carne com Pimentão

A culinária chinesa sempre me atraiu! Acho tudo muito gostoso e por isso esse país não poderia faltar aqui no blog!!
Começo com algo bem tradicional: tirinhas de carne suína com pimentão e molho a base de shoyo, hummmm!


Carne com Pimentão
500g de carne de porco (lombo ou pernil)

2 colheres de sopa de óleo

1 dente de alho picado

2 pimentões médios em tiras finas (150g)

1 colher de chá de vinagre

1/2 cubinho de caldo de galinha dissolvido em 30ml de água

2 colheres de sopa de molho de soja (shoyo)

sal e pimenta do reino

1 colher de chá de amido de milho dissolvido em 60ml de água


Corte a carne em tirinhas finas e uniformes. Coloque o óleo numa panela e aqueça bem. Junte o alho, o pimentão, a carne e cozinhe por 1 minuto sacudindo a panela de vez em quando. Acrescente o vinagre, o caldo de galinha, o molho de soja, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 3 minutos.Junte a istura de maisena e sem parar de mexer, cozinhe por mais 1 minuto, ou até a carne atingir o ponto desejado. Prontinho!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PORTUGAL - Toucinho do Céu

Foi difícil escolher só um doce da cozinha portuguesa!

Esse fica lindinho feito em forminhas individuais! Mas pode fazer numa forma grande, redonda, polvilhado com bastante açúcar de confeiteiro que fica de dar água na boca!!

Toucinho do Céu





www.oglobo.globo.com



800ml de leite

200ml de leite de coco

100g de coco ralado

10 colheres de sopa de açúcar

10 colheres de sopa de farinha

2 colheres de sopa de amido de milho

2 ovos


Reserve o coco ralado e bata todos os outros ingrediente no liquidificador. Junte o coco e bata rapidamente só para misturar. Despeje numa forma untada e enfarinhada, ou em forminhas individuais também untadas e leve para assar até dourar, em média 1hora e 30 minutos. Espere esfriar, polvilhe açucar de confeiteiro e corte em quadradinhos.



PORTUGAL - Bolinhos de Bacalhau

Como não poderia deixar de ser, não posso passar por Portugal sem ao menos uma receitinha de bacalhau, certo? E quem resiste a esses bolinhos crocantes, quentinhos, fresquinhos??



Bolinho de Bacalhau



www.elcabriton.wordpress.com

500g de bacalhau (compre já desfiado que sai bem amis em conta!)

300g de batata

2 colheres de sopa de salsinha picadinha

pimenta do reino moída

4 ovos separados em claras e gemas

1 colher de sopa de azeite de oliva

oléo para fritar

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes. Cozinhe as batatas em água fervente, com a casca. Espere amornar, descasque e passe pelo espremedor. Escorra o bacalhau e verifique se está bom de sal. Caso esteja ainda muito salgado, ferva por 2 ou 3 vezes, trocando a àgua a cada fervura. Passe então a carne pelo moedor, ou processador de alimentos. Misture o bacalahu, as batatas, a salsinha, a pimenta, as gemas e o azeite e bata bem com uma colher de pau. Bata as claras em neve e incorpore à mistura de bacalhau e batata. Utilizando 2 colheres de sopa, vá modelando os bolinhos e colocando sobre uma assadeira. Numa panela pequena, aqueça óleo suficiente para cobrir os bolinhos. Frite aos poucos, virando para dourar por igual. Escorra sobre um papel absorvente e sirve bem quentinho!

PORTUGAL - Caldo Verde

A cozinha portuguesa vai muito além do bacalhau e para provar isso, começo com a sopa que eu mais amo no mundo! Se tem alguem aí que nunca provou, não sabe o que está perdendo!!!


Caldo Verde


www.villaretedisign.files.wordpress.com




2 litros de água
sal
450g de batas descascadas em pedaços
500g de couve manteiga
120ml de azeite de oliva
1 linguiça calabresa


Ferva a água e coloque as batatas junto com a calabresa para cozinhar. Quando as batatas estiverem macias, desligue o fogo. Retire a pele da calabresa e corte em rodelas finas.

Lave a couve, retire o talo central e, colocando as folhas umas sobre as outras, faça um rolo bem apertado, e corte em tirinhas bem finas e colocando-as numa tigela de água fria.

Esprema as batatas e junte novamente à panela com a água. Junte a calabresa em rodelas. Quando ferver, adicione o azeite e a couve picada e cozinhe por 2 a 3 minutos sem tampar a panela, para a couve não perder a cor. Se necessário, acerte o sal.

Pronto para saborear!!


ITÁLIA - Tiramisú

Para fechar com chave de ouro os posts italianos, uma sobremesa super famosa (Quem ainda não assistiu "Sem Reservas", assista, que vale a pena!!) e que faz pedir bis e bis!!



Tiramisú

www.sibaritia.com


200g de chocolate meio amargo picado ou ralado grosso
200g de biscoito champanhe
480ml de café preparado bem forte
2 colheres de sopa de conhaque
6 ovos (separados em claras e gemas)
6 colheres de sopa de açúcar
200g de ricota *
240ml de creme de leite fresco (vendido em garrafinha na seção de "gelados" do mercado)
1 colher de sopa de essência de baunilha



Distribua os biscoitos numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos. Espere esfriar. Numa tigelinha, misture o café e o conhaque e regue os biscoitos com o cuidado de não encharcá-los. Bata as gemas com o açúcar até ficar bem fofo e esbranquiçado. Bata no liquidificador a ricota e o creme de leite. Misture às gemas batidas, delicadamente, e junte a essência de baunilha. Bata as claras em neve bem foirmes e incorpore à mistura com cuidado para não perder volume. Num refratário de lateral alta (Se tiver, use um quadrado de 22cm de lado por 5cm de profundidade) faça camadas de biscoito, creme e chocolate ralado. Cubta com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Se quiser uma apresentação diferente, monte a sobremesa em taças de vinho, para fazer porções individuais, fica lindo!




*(originalmente é feito com queijo mascarpone mas... além de caro, é muito difícil de encontrar e a ricota dá um resultado bem parecido!)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ITÁLIA - Antepasto de Berinjela

Receita italiana número dois!

Um antepasto bem gostoso para servir como uma saladinha, ou com torradas e pãezinhos.



Antepasto de Berinjela




www.treineedecozinheira.blogspot.com



2 berinjelas médias (+-1Kg)

6 colheres de sopa de azeite de oliva

2 colheres de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de salsinha picada

2 dentes de alho bem picadinhos

1 pimentão em cubinhos (+-150g)

120g de iogurte natural

Sal

Esta receita deve ser preparada na véspera de servir, ok?

Aqueça bem o azeite numa frigideira e junte a berinjela descascada e cortada em rodelas não muito grossas. Frite dos dois lados por mais ou menos 10 minutos, até estarem bem macias. Retire-as do óleo, deixe escorrer sobre papel toalha e reserve. Numa tigela misture bem os outros ingredientes. Coloque a berinjela num refratário, despeje a mistura de limão e alho por cima. Misture tudo, cubra com filme plástico e leve à geladeira até a hora de servir.

ITÁLIA - Lasanha de Espinafre e Gorgonzola

Vou começar uma série de postagens temáticas, com receitinhas de diversos países. Pra começar com o pé direito, uma culinária que agrada todo mundo: as receitinhas da Mama!!
Vamos começar a temporada Italiana!
Essa receita tem cara de fim de semana!! Além de maravilhosa é perfeita pra esses diazinhos chuvosos! Arregasse as mangas e vamos lá:


Lasanha de Espinafre e Gorgonzola

www.rascunhosdalua.blogspot.com
500g de Massa de lasanha fresca
500g de Folhas de espinafre (congelado ou fresco) cozidas, escorridas e picadas
200g de Gorgonzola em pedacinhos
200g de mussarela em pedacinhos
1Cebola grande bem picada
1 litro de Leite
2 colheres de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal
Óleo para untar
Parmesão ralado


Numa panela aqueça a manteiga, junte a cebola e doure. Acrescente o espinafre e mexa por 5 minutos. Dissolva a farinha em parte do leite e vá adicionando à panela enquanto mexe. Junte o restante do leite e misture bem até encorpar. Junte os queijos e, em fogo baixo, cozinhe tudo a té que os queijos estejam totalmete derretidos. Tempere com sal à gosto. Unte um refratário com o óleo e monte a lasanha intercalando molho e massa, terminando com molho. Finalize com o parmesão ralado e leve ao forno por 30 minutos, até que a massa esteja cozida e a lasanha douradinha!!


Chique na Cozinha!

Quem foi que disse que cozinha é lugar de ficar desarrumada??
Dê uma olhada nesses aventais de sonho e me diz se não dá vontade de se enfeitar para ir preparar uma comidinha com muito amor?!




www.orgiejunkie.com

www.amysgift.co.uk


www.izabellenossa.com.br

Gente, entrem nesse site da Izabella Nossa que tem as coisas mais fofas do mundo!!! Esse avental de cupcake, por exemplo, que sai a R$64,00

Esse aqui é da minha sobrinha, de 3 aninhos!


E essa aqui sou eu!! Desfilando mais um modelito de avental!